25.6.15

Repicos: o regresso aos Picos da Europa. pt_4

12 de junho
Cangas - Riaño
O dia em que voltaríamos à estrada do Cervo, a montanha russa de curvas e contracurvas.

Fotos de Rui Oliveira

A primeira paragem do dia seria em Potes, o ponto a partir do qual se poderia ir a Fuente Dé. Logo no início da viagem (e sabendo o nevoeiro que estava) decidimos passar Fuente Dé. Não daria para subir o teleférico e ia tirar-nos tempo para descobrir outras aldeias que estavam previstas. 

A chuva fez das dela. Tínhamos feito cerca de 30 km quando ela decidiu aparecer. Parámos, vestimos os impermeáveis e seguimos a estrada. Ao contrário do ano passado, fomos mais devagar. Estávamos a curtir as curvas, mas a fazê-las com mais calma. Em Liebana parámos para almoçar. O Rui embarcou (outra vez) no costume local dos dois pratos. Eu optei por não o fazer, por causa do sono com que fico.
Algures entre Cangas de Onís e Potes. A estrada desce em curva e contracurva. Uma delícia para que anda de moto.

E durante esta pausa a chuva parou. Ainda bem, pensámos. E siga para a estrada do Cervo. Sem chuva e com o piso seco, a diversão apoderou-se de nós. Depois de Potes, o Rui passou para a frente (a moto dele ia menos pesada e - claro está - ele curva bem melhor que eu) e começámos a rotina de "deita a moto para um lado e para o outro" até ao Cervo. Foi maravilhoso: as curvas, a paisagem com nevoeiro que deixa o verde revelar-se. 

Três frames mesmo antes da estrada do Cervo e de todas as curvas. 
Os saltos e a sessão fotográfica foram uma forma de aliviarmos a ansiedade.

Estive em dúvida entre trocar a GS pelo cervo. Mas ele olhou para a GS e disse que ia melhor montado nela. 

A paragem seguinte seria em Posada de Valdeón. Mas antes saímos do trajeto por uma estrada estreita. Até darmos de frente com a escultura do urso (uma homenagem ao urso ibérico). A paisagem deste ponto é (mais uma vez) incrível. A 360º veem-se pequenas aldeias distantes, neve, os picos que se erguem, imponentes.
Uma questão de escala.

A vista desde a estátua do Urso.

Poses feitas mesmo perto da estátua do Urso (não, não é o de óculos escuros).

Metemos conversa com um grupo de ingleses. Já tinham feito 1800 km - nós íamos nos 700 e tal ou 800 e tinham mais dois dias nos Picos. Já se lamentavam pela falta de tempo, mas os olhos deles brilhavam quando falavam na paisagem, na estrada e na comida. 
Tiraram-nos uma das poucas fotos em que aparece toda a “comitiva (eu, Rui e motos) com a paisagem que descrevi em fundo. O destino seguinte era Posada de Valdeón. A estrada era mais avermelhada e em menos bom estado. Mas, como estava seca, continuámos a dança das curvas. 

Mais uma prova de bons autocolantes.

Chegados a Posada, vimos a indicação para Caín. Era mesmo isso. Fomos atrás de um grupo, que "ia abrindo a estrada" estreita e carregada de curvas até Caín. O sítio é muito engraçado. Pequeno, com muita água (outra vez cristalina) a correr e rodeada de picos. Uma espécie de enclave no meio de tanta rocha cinzenta.

Caminho para posada de Valdeón.

Comemos qualquer coisa e descansámos um pouco. E conversámos com aquele grupo - eram do Porto - que ainda ia para Gijón naquele dia (notava-se o cansaço na cara deles). Demos alguns conselhos sobre como seguirem rapidamente para o destino, já que as penduras eram quem mais estava a sofrer. 

Este encontro acaba por ser engraçado por outra razão. O pai do Rui conhece uma das pessoas do grupo. Melhor ainda, essa pessoa viu o Rui crescer. E a forma como eles se aperceberam disto foi ainda mais engraçada. Por acaso, o pai do Rui ligou ao “engenheiro” para perguntar como estava. “Estou bem. Cheguei ontem dos Picos da Europa e estou um pouco cansado”. “Que engraçado, o meu filho esteve lá, também”. “Ai sim? Nós conhecemos dois rapazes do Porto, que até nos ajudaram lá num problema de percurso. Que moto tem o teu filho?”. “Tem uma Hornet”. “A sério? Aquele rapaz era o Rui?”. E pronto. Percebemos mais uma vez que este mundo é minúsculo.

Queríamos fazer a estrada de regresso a Posada de Valdeón. O Rui foi à frente, a abrir caminho. Uma estrada que passava no meio de muitas árvores, retorcida, daquelas estradas que faziam abrir um sorriso.
Com a Posada de Valdeón em fundo, depois de já termos ido a Caín.

Depois de Posada de Valdeón, onde temos algumas fotos incríveis, foi seguir a estrada de montanha, com curvas rápidas e bom piso. E descemos à estrada que liga Riaño e Cangas, e que passa junto ao embalse de Riaño. 20 km de curvas até ao nosso último hotel nos Picos, em Riaño.

A chegada a Riaño. O fim do Repicos.

Chegados a Riaño, demos conta que havia uma espécie de "concentração" de BMW Z3 e Z4. Como eu tinha uma BMW, estacionei mesmo junto ao local reservado para os meninos dos carros da BMW.

Riaño tem um problema: o excesso de falta de restaurantes. Tínhamos o do hotel, mas eu tinha lido que era caro e não era grande coisa…. sendo assim, acabámos por comer um hamburguer num café bem pequeno. Depois disso resolvemos descansar, porque tínhamos visto muita coisa fantástica e precisávamos (eu precisava) de organizar as ideias.



A ver: Os pontos assinalados no mapa. Falta acrescentar Fuente Dé e o seu miradouro, acessível por teleférico. Não visitámos devido ao nevoeiro - seria impossível subir até ao miradouro.
Comer: Em Riaño não há muita escolha. E a que existe é cara. Optámos por um hamburguer junto à bomba de gasolina, que também tem uma das melhores torradas que já comi.
Dormir: Riaño tem poucos sítios onde dormir. Ficámos no sítio mais barato (25 pp/noite).
Recomenda-se o parque de campismo, que tem bungalows.

Sem comentários:

Enviar um comentário