17.6.15

Nexx XT.1

O meu AGV K3 já estava a chegar ao final do seu tempo de vida útil. E por isso era necessário arranjar outro capacete. Procurava um que fosse confortável, menos barulhento, a bom preço e, já que estava numa pedir, com Pinlock.

Decidi-me pela Nexx. Por ser uma marca portuguesa. Porque tinha bons acabamentos, o forro interior completamente amovível (acabou o banho de imersão de TODO o capacete) e porque me pareceu ter bom preço para o que oferecia.

Agora faltava escolher o modelo. Primeiro pensei no XD.1. Respondia aos pedidos. Bons acabamentos, Pinlock, forro amovível, com a vantagem do sistema de remoção da pala, colocação da action camera, etc. Depois comecei a estudar melhor e havia uma coisa que não estava dentro do pedido/desejado. Por ser um capacete dual (estrada e fora dela) a viseira era enorme (isso é bom, eu sei). Mas tinha um problema. Era mais propício ao barulho, algo que eu queria combater, já que o AGV era o que se ouvia (muito alto).

Li sobre o XT.1. Agradou-me. Era um capacete de estrada que, segundo a análise da Revzilla, respondia aos pedidos. Eu sei que é impossível ter o nível de insonorização de um Schubert. Mas se eu tivesse dinheiro para um Schubert, não teria dificuldades, não é?

A primeira impressão. É bem acabado, é confortável e tem uns extras que me agradaram. A começar pela viseira para o sol. É prática, deixa de haver óculos a entrar e a sair, para estragarem as espumas. Gostei também da ventilação do XT.1. Mesmo sem a película Pinlock, não embacia como o AGV. 

Confesso que a primeira vez que o coloquei pensei que ia ficar sem uma das orelhas. Como tenho dois brincos, aquilo apertava-me. Mas depois da sensação inicial, percebi que é mesmo assim. E deu para perceber, também, que o ser difícil de colocar e tirar é bom. Isola bem o som que vem do pescoço. 
O que é "fora do normal" é o sistema de fecho da viseira. Em dois aspetos. Primeiro porque não tem um entreaberto como o AGV. Eu deixava sempre um pouco aberto, para não embaciar e entrar ar. Agora não é preciso. Pode estar mesmo fechado, que aquilo não embacia nem aquece demais. Perfeito.

A outra coisa fora do normal é o sistema de fecho. Primeiro porque a patilha ao centro. Segundo porque tem um "botão" que "sela" o capacete, para circular a velocidades mais altas. Confesso que requer um pouco de habituação. Mas o botão é uma boa forma de isolar bem o capacete. 

Até agora já fiz uma viagem de cerca de 1.500 km com este capacete e, mesmo com as variações de temperatura e humidade, não senti necessidade de aplicar o Pinlock. Talvez no inverno o faça.

3 comentários:

  1. Vais precisar de um pinlock no inverno, acredita... Aliás quanto mais cedo o colocarem melhor, pois evita problemas futuros que advém da utilização no interior da viseira...

    ResponderEliminar
  2. Vais precisar de um pinlock no inverno, acredita... Aliás quanto mais cedo o colocarem melhor, pois evita problemas futuros que advém da utilização no interior da viseira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hmm... mas e o andar com a viseira aberta? não estraga o pinlock?

      Eliminar