26.6.15

Repicos: o regresso aos Picos da Europa. pt_5

13 de junho
Riaño - Ponferrada
Dia de saída dos Picos. O dia que marcava o início do regresso a casa... 

Fotos de Rui Oliveira

Íamos acabar o dia em Ponferrada. Eu tinha feito um percurso em que sabia que teríamos curvas, mas nada nos preparava para a paisagem. 

Sair de Riaño foi fabuloso. Um conjunto de curvas rápidas que nos levaram até à descida da barragem. Depois vieram as retas. Durante uma hora seguimos a 100 km/h, com temperaturas a rondar os dez, doze graus. Eram 11 horas quando parámos para um café para esticar as pernas. Depois seguimos por mais umas retas. Eu achava estranho estar na estrada para Oviedo, que é para norte... até que o GPS manda virar à esquerda... E começaram as curvas. 

O tempo tinha aquecido e rolávamos com 13 graus. Curvas rápidas, no meio de encostas gigantes. Parecia que a estrada tinha sido cavada ali. Até que surge uma subida... 4/5 km em curva e contracurva, com cotovelos... uma loucura e sempre com uma vista bastante agradável e um vale a acompanhar-nos. 
No final da subida havia uma lomba. E do outro lado o sorriso surge na nossa cara. Em fundo via-se uma pequena aldeia e, de vez em quando, a estrada que saía da encosta, só com curvas... o paraíso para quem anda de moto! 

O Rui passou  para a frente. Eu deixei de o ver. E continuei na minha, a curtir cada curva... maravilhoso. 
Até que o Rui está parado num desvio. Perguntou-me se queria ir por ali. "Vamos", respondi. Subimos por uma estrada em mau estado, que tinha um pequeno túnel no cimo. Do outro lado o céu... era o Valle de Abras. Uma aldeia no meio de montanhas, com um lago (?) gigante à frente. Se a paisagem anterior era boa… esta era inesquecível. Parámos para fotos e apreciar o silêncio.

A vista do Barranco de Aronga, onde fica o Valle de Abras.

Continuámos a descer até ao almoço, cerca de 20 km à frente. Dos cotovelos, a estrada alongou-se em muitas curvas rápidas, passando por baixo da AP-6, a autoestrada que leva a Oviedo. Seguimos um grupo de 4 ou 5 espanhóis. E que bem sabia ver as motos à frente a deitarem-se nas curvas.

Depois de almoço começámos a entrar na zona mineira. Faltavam 80 km e todos os sítios por onde passávamos eram escuros, abandonados, feios. Tinham vivido das minas e, com o fecho de grande parte delas devido à crise, as cidades em volta foram definhando.

A acompanhar a linha férrea, perto de Ponferrada.

Decidimos entrar num desses lugares e fomos dar àquele que seria o ponto de encontro, caso a sirene tocasse (talvez por causa das minas, não sei). O curioso deste sítio era o tronco de árvore esculpido que estava à nossa frente, com motivos agrícolas.

Um ponto de encontro, no caso da sirene tocar (talvez por causa das minas, não sei). 

Chegámos pouco depois a Ponferrada. A ideia era fazer check-in e descobrir a cidade. Como o hotel era longe do centro, fomos de moto. Estava um tempo aceitável. Mal entramos no centro, uma chuvada. Parámos as motos num passeio e entrámos num tasco para uma caña. "Tenham cuidado que moto no passeio dá 200€ de multa". Bebemos, esperámos que a chuva passasse. Pegámos nas motos para trocar de sítio, porque eu estava a stressar. Eu vejo indicações para o casco antigo. Ora, sabendo que em Espanha é uma zona agitada, seguimos até lá.

Parámos as motos eram cerca das 18 horas. Sentámo-nos numa esplanada a curtir o sol, beber umas cañas e comer umas bravas, que insistiam em vir com a cerveja. Três cañas depois decidimos dar uma volta. E vimos um sítio com muita gente... Entrámos e pedimos mais duas. Foram acompanhadas por dois mini hamburgueres bem deliciosos. E decidimos dar mais uma volta. O Rui sugeriu entrarmos numa rua. "Aqui vai ser fixe, vais ver". E foi. Mais duas cañas, uns embutidos maravilhosos a acompanhar. Muita conversa, algumas cañas e embutidos serviram de combustível para voltar à realidade. Decidimos que seria melhor irmos dormir, já que teríamos muitos quilómetros pela frente no dia seguinte. Escusado será dizer que esta parte velha estava cheia de gente, com aquele burburinho normal de rua espanhola.




A ver: o Barranco de Aronga. A vista é mesmo bonita. Entrar nas pequenas aldeias junto ao rio Sil (antigas moradas de muitos mineiros). Em Ponferrada vale a pena visitar o Casco Antigo.
Comer: Ponferrada. Não comemos. Fomos comendo. Como é tradição em muitos sítios em Espanha, por cada bebida é oferecida uma tapa. E foi assim que jantámos.

Sem comentários:

Enviar um comentário